Empreender tem sido uma das melhores decisões nos tempos atuais. E, convenhamos, o ramo da moda é um fonte inesgotável de demandas, já que todos precisam se vestir. Então, iniciar uma confecção de moda pode ser uma ótima estratégia, mas, precisa de planejamento e boa ação.

Quer descobrir tudo sobre a melhor forma de fazer isso? Nós selecionamos as melhores dicas para facilitar o seu processo.

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Reprodução – Globo.com

Escolha o tipo de confecção

Primeiramente, você precisa saber com que tipo de moda deseja trabalhar ao iniciar confecção de moda. De maneira geral, há dois tipos possíveis. Você pode optar criar a própria marca, o que requer um pouco mais de pesquisa e qualificação. Afinal, você precisará contar com profissionais de design, costura, vendas, modelagem e gerência. Embora possa fazer muitas tarefas por si mesma, dividir tarefas é a melhor maneira de otimizar os resultados.

Mas, você também pode trabalhar na modalidade sob encomendas. Nesse caso, você confeccionará modelos encomendados pelos clientes. Afinal, essa é uma maneira comum de trabalho entre as marcas; terceirizar a confecção. Quando for essa a escolha, você terá pontos determinados como prazo, modelagem direcionada, ficha técnica e peça-piloto determinada. À confecção caberá as tarefas de realizar o encaixe da peça, o corte, o fechamento e a embalagem do produto.

Após essa importante escolha, você vai caminhar mais no passo a passo de iniciar confecção de moda.

Pesquise sobre o assunto

Iniciar uma confecção de moda também passa pelo campo da pesquisa. Independente da escolha pela marca própria ou serviço terceirizado, o estabelecimento de um negócio requer conhecimento prévio sobre o assunto.

Assim, o ideal é que você conheça o mercado no qual está inserindo seus esforços. A partir disso você poderá tomar decisões importantes e direcionar ações. Além do próprio campo de atuação, você precisa estar por dentro das ações dos seus correntes a fim de superá-los em suas estratégias.

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Reprodução – Novo Negócio

Defina o nicho

Ao iniciar confecção de moda você também precisa saber para onde direcionar os seus esforços. Esse é, inclusive, um dos resultados da pesquisa prévia. Com a definição do nicho você não pulveriza e desperdiça trabalho. Ao contrário, essa é uma porta para se especializar no assunto.

Querer atender a todos os públicos pode ser um tiro no pé do seu novo negócio. Se, entretanto, escolher melhor os destinatários da produção, os resultados poderão ser ainda mais positivos.

Prefira o caminho legal

Todo mundo sabe o quanto pode ser difícil empreender em um país como o Brasil. Especialmente por causa do peso da burocracia e das taxas obrigatórias para o funcionamento de um negócio.

Entretanto, essa é a forma mais segura de estar no negócio. Então, ao iniciar uma confecção de moda, esteja atento às regras legais. Isso inclui a criação de um CNPJ, abertura de firma, cadastro municipal e obtenção dos alvarás exigidos.

Com toda a documentação em dia, você evita problemas fiscais, e pode acessar uma série de vantagens, como a emissão de notas fiscais. Além, claro, de poder participar de programas governamentais de incentivo que o poder público disponibiliza.

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Reprodução – Result Place

Invista em um bom espaço

Como se trata de um processo de produção, o espaço deve condizer com todas as etapas do processo. Assim, na hora de escolher o lugar, você precisa pensar no funcionamento da confecção como um todo.

Então, ao iniciar uma confecção de moda, preste atenção em cada detalhe do espaço. Confira se terá espaço suficiente para produzir, armazenar e manter os funcionários seguros ao mesmo tempo. Para isso, é preciso ter uma ambiente suficientemente capaz de acomodar mesas de cores, máquinas de costuras, estoques de materiais, departamento administrativo, espaço para a alimentação e banheiros dentro das normas legais.

Produza artigos atrativos

Por fim, iniciar uma confecção de moda requer esforços criativos. Disso depende a fabricação de artigos que atraiam a atenção dos clientes e promovam as vendas. Para isso, é preciso sincronizar o trabalho que vai desde a criação até a produção efetiva.

Além disso, é preciso estar sempre atento às mudanças que acontecem ao redor da produção. Como a moda é algo dinâmico, as estações, o clima, a relação das pessoas com as vestes, e tudo o mais, pode direcionar a direção de novas produções.

Para estar sempre por dentro das melhores tendências, você pode acompanhar instrumentos como revistas, televisão, sites de moda e passarelas mundiais. Com uma sintonia estabelecida em todas as fases da produção, você vai garantir que o resultado seja atrativo.

Os melhores retornos acontecem como resultado de uma parceria multitarefas no trabalho. Isso inclui a exploração das atividades de criativa, de vendas, de marketing e gestão. Dessa forma, essa é uma excelente estratégia para iniciar o negócio com o pé direito.

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